Projeto "Cores da Esperança" transforma ambientes hospitalares em Florianópolis |
O Palmeiras enfrentará o Chelsea neste sábado (12) pela final do Mundial de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Para muitos o jogo serve para encerrar a piada do "time sem Mundial", porém, para outros, o clube paulista buscará o bicampeonato na partida contra os ingleses. De onde vem a polêmica? Nós tentamos explicar.
Nos últimos dias a discussão sobre a Copa Rio de 1951 voltou a tona. Pois a Fifa, em razão da participação palmeirense no Mundial de Clubes, publicou duas matérias em seu site em que mencionava a competição de 1951 como "campeonato mundial". Ao se referir aos grandes times da história alviverde, a entidade citou o time campeão da Copa Rio e iníciou a apresentação daquele torneio da seguinte forma: "Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores artilheiros do futebol - entre eles Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous - e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo da FIFA?."
Em outra matéria publicada no site da Fifa na última semana, desta vez uma entrevista com o atacante Rony, a conquista palmeirense novamente ganhou status de título mundial. Em pergunta para o atacante, foi mencionado o rival Corinthians e uma suposta igualdade de conquistas mundiais: "Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada. A oportunidade de superar seu maior rival (em número de títulos) te dá uma motivação extra?". No entanto, a pergunta contém um erro, o Corinthians possui dois títulos mundiais reconhecidos pela Fifa.
O que foi a Copa Rio de 51?
A competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, tinha como objetivo ser o primeira competição de clubes intercontinental, porém, não contou com chancela da Fifa, da Uefa ou da Conmebol. A Copa Rio de 51 teve a participação de 8 clubes: Palmeiras, Vasco, Nacional, Áustria Viena, Juventus, Sporting, Nice e Estrela Vermelha. Os 8 times se dividiram em 2 grupos de 4, um em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro, com dois primeiros avançando às semifinais. O título foi decidido em 2 jogos no Maracanã entre Palmeiras e Juventus. Os brasileiros venceram o primeiro por 1 a 0 e, no segundo, ficou tudo igual em 2 a 2. Com o empate, o Palmeiras se sagrou campeão e foi tratado, à época, como campeão mundial.
A competição teria uma segunda edição em 1952, onde o Fluminense se sagrou campeão em final contra o Corinthians.
Deixe seu comentário